Easy Cicle®

Fabrica

Fabrica

O conceito da Easy Cicle está directamente relacionado com a cidade, o meio e cultura urbana e a oferta de produtos que se diferenciem pela qualidade, fiabilidade e pelo design, sendo o público-alvo os habitantes da cidade, cosmopolitas e exigentes, que procuram novos paradigmas de mobilidade e estilo de vida.

Em particular a Easy Cicle focalizou- se num sub-segmento de mercado, o “ciclismo urbano” e no seu ADN estão a capacidade de surpreender e a criatividade. A estratégia da EASY CICLE passa pelo desenvolvimento da sua própria marca de bicicletas, que permitam ao cliente final efetuar a customização de um conjunto alargado de opções, com produção local e atendimento personalizado. O conceito é 100% urbano e implica um contacto próximo e constante com o seu público alvo e com a urbanidade.

O seu objectivo não é a massificação mas a qualidade, o design, e a originalidade como valor acrescentado nos seus produtos. A sua inovação passa portanto por incorporar todos os valores de qualidade de vida do futuro que queremos nas nossas cidades e nas nossas vidas, também nas nossas bicicletas e produtos: tranquilidade, ecologia, design, liberdade de escolha, estilo de vida saudável, aprazível e em comunhão com o espaço urbano. A empresa projetou um conceito revolucionário de produção que privilegia a qualidade à quantidade, a ecologia à produção em massa, a customização à uniformização, a originalidade ao “mainstream”.

Nasce o projeto da “Fábrica de Bicicletas do Porto”, em pleno tecido urbano, a apenas 500m da câmara municipal do Porto. A aposta é uma vez mais na capacidade de surpreender o consumidor e despertar a sua participação e criatividade.

fabrica1
A Fábrica

A Fábrica de Bicicletas do Porto terá assim uma porta aberta ao público, através de um espaço comercial, que se conjuga com uma unidade de produção de pequena escala. Todo o conceito foi pensado para ser 100% ecológico, desde o uso de energias renováveis, ao recurso a processos e matérias primas não poluentes a nível químico, sonoro e de pegada ecológica. A fábrica será basicamente uma unidade de assemblagem de bicicletas, de tecnologia de ponta, ecológica e absolutamente livre de resíduos.

Outras Actividades

Adicionalmente terá um gabinete de prototipagem e criação de design, com todo o hardware e software para os processos necessários ao desenvolvimento de novos produtos, além claro, de um espaço de atendimento público e a profissionais. Além da criação de novas oportunidades e parcerias prevê-se em breve a instauração de processos formativos contínuos nas áreas de design, de tecnologias de mobilidade e de software interativo, em parcerias tecnológicas com as universidades e centros de inovação locais, mas também com workshops dinâmicos para particulares e profissionais.

fabrica2

Todo o espaço e projeto industrial foi concebido no enquadramento da classificação de industria urbana ligeira de manufactura e levando em consideração todos os limites ecológicos e urbanos de interação com a envolvência, transpondo mesmo a fasquia de rigor ecológico muito além do que seria necessário, no que respeita ao cumprimento estrito do respeito pelo ambiente, pela localização urbana de eleição, e como garante da continuidade do projeto na estrita envolvência urbana.

Escolher os pormenores da concepção das bicicletas, em pequenas séries ou caso a caso será possível para particulares e profissionais. Participar na assemblagem da sua própria bicicleta ou sugerir um design inovador para uma bicicleta, acessório ou componente será cada vez mais possível e grandes conquistas poderão advir de uma crescente interatividade entre os apaixonados das bicicletas, da urbanidade e da criatividade.

Este projecto enquadra-se na inovação produtiva ao abrigo do programa Portugal 2020, co-financiado pela união europeia.
portugal2020
Oficina

Fábrica

Rent a Bike

Press

Parceiros

Café